Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

OLÉ! SE JOGA NO MUNDO!


Bem, eu disse que tinha boas notícias, não disse. Eu ainda estava meio receoso em contar, não queria que muita gente ficasse sabendo ainda, mas acho que já passou da hora de contar que o processo seletivo para o programa de intercâmbio da minha faculdade acabou e eu fui escolhido para uma das 12 bolsas de estudo para a Universidade de Castilla-La Mancha, que fica mais especificamente na provincia de Castilla-La Mancha, Espanha, sendo que a Universidade está dividida em 4 Campus, respectivamente nas cidades de Toledo, Ciudad Real, Albacete e Cuenca.

Panorâmica de Toledo - Cidade Patrimônio Mundial



Em agosto, eu e mais quatorze alunos da FDV iremos vivenciar uma nova experiência para nossa formação pessoal e acadêmica: passaremos seis meses estudando Direito em uma faculdade de outro país, no meu caso na Espanha. Arcando apenas com os gastos com transporte e manutenção na nova cidade e faculdade, estudaremos na Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), na Espanha, sendo que ainda outros 2 irão para a  Universidade de Coimbra, em Portugal.

Fomos selecionados de acordo com uma série de critérios. Foram avaliados o coeficiente de rendimento, a participação em atividades complementares, iniciação científica, participação em eventos e o conhecimento de idiomas. Não foi fácil, pois a cidade que escolhi disponibiliza apenas 2 vagas, mas consegui, acreditei muito, corri atrás e até publiquei um artigo científico nesse meio tempo para conseguir mais pontos. Deu certo. Registro então meu agradecimento a FDV por me propiciar algo que só uma faculdade de ponta, que prima pela excelência dos seus alunos, pode proporcinar.

Rio Tejo circulando a cidade

Ao estudar cada uma das cidades e avaliar os prós e os contras de cada uma, acabei por escolher TOLEDO e justamente consegui uma das 2 vagas que são direcionadas para este campus. Escolhi esta cidade por alguns motivos, sendo que dentre eles pesaram mais o fato da vida noturna mais agitada, a proximidade com Madrid (cerca de 20 minutos), de onde se viaja muito facilmente para qualquer ponto da Europa, o que farei muito, além de ter um amigo já morando lá que me disse que a cidade é linda e com quem vou trocar o lugar no apartamento para morar.

Que tal um pouco de cultura? Pois é, Toledo está situada no alto de uma colina rodeada pelas águas do rio Tejo, resumindo em suas pedras um grande passado histórico. No século XIII, assistiu ao nascimento da Escola de Tradutores de Toledo, que difundiu a cultura clássica do Oriente para o Ocidente. Ela era cidade favorita dos reis, sendo a primeira sede da Espanha e capital do reino até 1561, quando Filipe II mudou a corte para Madrid. A perda do título de capital, fator fundamental de seu desenvolvimento, deixou a cidade, para a alegria dos românticos, congelada no tempo, preservando o legado cultural do passado. Poucas cidades no mundo possuem uma série tão magnífica de monumentos arquitetônicos de todas as épocas e culturas, o que a tornam um museu ao ar livre. Toledo foi incluida na lista de cidades declaradas Patrimônio Histórico Mundial, pela Unesco.

Entardecer

Toledo, com uma população de 82.291 habitantes, é a segunda maior cidade da província de Castilla-La Macha, só perdendo para Albacete que tem cerca de 200 mil. Albacete é ainda a sede da UCLM, com mais de 12 mil alunos em seu campus, sendo que a Universidade em si possui mais de 28 mil estudantes distribuidos nos campi, sendo muita gente dos mais diversos lugares do mundo. Eu que sempre fui fascinado por outras culturas, principalmente quando dei aulas para intercambistas, sempre tentava me aproximar e perguntar sobre a cultura, a música, os lugares, tentando me comunicar de alguma forma, tanto que no meu mp3 até hoje tocam músicas de algumas bandas que muita gente nem faz idéia, mas que me foram apresentadas por essas pessoas.
Vista da Cidade

Passado o momento cultural, vamos ao que vocês leitores talvez mais queiram saber: a minha expectativa e olhar sobre essa viajem pelo velho mundo. Sim, digo pelo velho mundo porque não perderei a oportunidade de conhecer o maior número de países e lugares que eu conseguir sem prejudicar os estudos, porque claro, vou para me divertir, mas com a responsabilidade de aprender uma nova língua e de ser aprovado nas disciplinas em que eu me matricular.
 
Viajar a Europa sempre foi um dos meus maiores sonhos e confesso que acho que a ficha ainda não caiu, pois achei que fosse ficar numa euforia sem tamanho, mas acredito que ainda não tenho muita noção do que vai me acontecer. Hey, Hugo, você vai morar na Europa meu caro, o resto deixa para lá.

Dizem que quando uma porta se fecha nas nossas vidas, outras várias se abrem, mas se você ficar em frente a porta fechada esperando para ver se alguém abre por dentro, jamais vai saber o que tem do outro lado daquelas que estão abertas. Ultimamente tenho tomado uma portada na cara atrás da outra, principalmente de pessoas que jamais esperava, inclusive alguém que eu pessoalmente coloquei porta a dentro, carregando no colo, de uma das maiores conquistas que se pode ter na vida. Paciência! Eu disse que a notícia era boa e não vou gastar mais que algumas linhas falando disso. Seres humanos são únicos e diferentes uns dos outros e à maioria deles falta princípios e caráter, os quais não podemos cobrar ou exigir, pois caráter vem de berço e nada tem que ver com a situação econômica de cada pessoa ou de cada família, não se mede o caráter por quanto dinheiro a pessoa tem, mas sim o quanto respeito ela consegue manter pelos seus semelhantes e principalmente pelas pessoas que as amam. Mais uma vez PACIÊNCIA, as "Suzanes Von Richthofens" estão soltas por aí e não vem de fábrica com uma marca na testa.

Ponte de Alcantara

Abandonei alguns sonhos durante muito tempo por acreditar estar construindo um outro maior, e este que realizo agora era um deles. Mas fica a dica de que não abandonamos nossos sonhos e sim os deixamos guardados em algum lugar em que podemos recuperar. Mas cuidado, este foi um golpe de sorte, visto que nem sempre uma oportunidade única como esta aparece bem na nossa frente. A estou agarrando com unhas e dentes e acho até que o coordenador do programa de intercâmbio já deve estar cheio de mim, visto que fico pentelhando direto para saber cada detalhe.

Castelo

O que posso dizer no momento é que estou sim feliz com a viagem, vai ser uma experiência única, mágica, indescritível e inexplicável, que quero compartilhar nos maiores detalhes que eu conseguir aqui com vocês. É isso, levarei comigo uma câmera simples, mas boa o suficiente para registrar tudo por lá. Pretendo fazer pequenas matérias sobre os lugares, pessoas e culturas que eu for encontrando e vou postar tudo aqui, desde a ida até o dia da volta. Se alguém estiver lendo isso e quiser ser um patrocinador do blog, seja bem vindo.

Ruas de Toledo à noite

Então meus caros, fico por aqui e lhes digo: OLÉ! Que venha a Espanha e toda a Europa, que vocês serão sempre muito bem vindos em meu universo particular.

2 comentários:

  1. Parabéns!!! Você merece isso e muito mais... Ainda bem que você quis ver as portas que estão se abrindo e não ficou esperando que a fechada se abrisse novamente... Fico muito feliz por você porque te gosto muiiiiito!!! Parabéns por essa conquista e aproveite cada segundo da sua viagem (ahhh, nos encontramos lá em agosto - com a ressalva de que tb estou incluída nos rocks, rs...). Você é super especial pra mim!!!

    ResponderExcluir
  2. É, mi amiga!!! Algunas vezes as portadas na cara abrem as portas da percepção!!!

    Se não adianta ficar sentado esperando a porta abrir, melhor investigar o que tem nas outras portas!!!

    Saiba que vc não é pouco especial pra mim não viu!!! E está incluidíssima nos rocks, nos vemos por lá!!!

    ResponderExcluir